Aqui você irá encontrar!

Historias para crianças com Fantoches!!!

E muito mais...

Assim estaremos semeando a palavra de Deus nos corações dos pequeninos!

sexta-feira, abril 13, 2012

Timóteo o bom soldado de Jesus Cristo


8° ESCOLA BÍBLICA DAS CRIANÇAS

“Sou Soldadinho de Jesus”
                                                       2 Timóteo 2:3
“JUNIORES”
Crianças de 9 a 11 anos

Lição do dia 02 de Maio de 2012

Tema:

“Timóteo o bom soldado de Jesus Cristo”

                                                                                                 2 Timóteo 2:3-5                                                                                                                                                
 Ao Professor...

Com a Graça de Deus, hoje estaremos encerrando a 8° ESCOLA BÍBLICA DAS CRIANÇAS, Louvamos a Deus pelo seu desempenho em sua Obra como um bom soldado de Jesus Cristo! A pátria para um soldado é algo abstrato; ele precisa de símbolos para materializar sua estima por ela. Então em sinal de honra, ele presta continência para os símbolos da pátria, tais como: A Bandeira, o Brasão, o Hino e o Escudo. Nós como povo de Deus, estimamos a Pátria Celestial, zelamos ardentemente por seus símbolos que são principalmente a Igreja e a Palavra de Deus. A Palavra e a Igreja representam e materializam a Pátria Celestial. São nestas duas coisas que manifestamos geralmente nosso Civismo Celestial.

Deus continue abençoando seu ministério. 

Objetivo:

Como é importante aprender a Palavra de Deus, e conheçam todas as armas de Deus para vencer  o nosso inimigo!

Versículo para memorizar com os alunos:

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
                                                                                                                                                           1 João 5:4  

Professor (a)  Antes da aula receba os seus alunos com muita alegria, que é um prazer você poder estar ensinando a eles nesta EBC, aproveite para conversar com seus alunos, faça perguntas a eles referente as aulas ministradas anteriormente, isso é muito importante!
Inicie a aula com Oração, agradecendo a Deus por esta grande oportunidade de estarem juntos aprendendo a ser um bom soldado de Jesus Cristo e apresente os pedidos de oração feitos pelas crianças que está na caderno de oração, aproveite e coloque mais pedidos de oração das crianças.

Crescendo no conhecimento

Crianças vamos, então, falar os nomes das avós e das mães de vocês aqui na classe? (Deixe eles falarem um de cada vez)

Hoje vamos ouvir a história do soldado Timóteo.
Sua mãe se chamava Eunice e sua avó, Lóide.

Vamos imaginar que Timóteo era um menino como você. Tenho certeza que ele foi um menino muito legal. Podemos imaginar a vida de Timóteo, naqueles dias. Acredito que, como você,  Timóteo brincava, almoçava, tomava banho, e que, às vezes, queria dormir até tarde, brincar com seus amigos e comer muito doces.
( Mostrar o visual 1)
 Será que ele gostava de desenhar e de estudar? ( Mostrar o visual 2)

O nome de  Timóteo  significa: quem adora a Deus.  Timóteo  amava muito a Deus por causa de sua avó e de sua mãe, que também amavam a Deus. ( Mostrar o visual 3)
A Bíblia diz que Lóide e Eunice acreditavam em Deus de todo o coração e obedecia, a Sua Palavra. Todos os dias elas liam a Bíblia para  Timóteo  e, com certeza, contavam as histórias que eu e você conhecemos na Bíblia. Quais histórias elas contavam? ( Mostrar o visual 4)
Acredito que Timóteo se encantava e se divertia muito com as histórias.
Com essas histórias deve ter aprendido sobre o amor de Deus, sobre as atitudes corretas de um menino que serve a Deus ( Mostrar o visual 5)
Quando Timóteo já era um jovem, recebeu a visita de Paulo, e Paulo convidou Timóteo para ser missionário com ele. ( Mostrar o visual 6)
 Timóteo  aceitou o convite, pois estava preparado, porque conhecia bem a Palavra de Deus desde pequeno. E foi com Paulo pregando a palavra de Deus.  ( Mostrar o visual 7)
Ele falou de Jesus para muitas pessoas, ajudou a começar muitas igrejas e ser tornou um grande amigo de Paulo. Um dia eles ficaram um longe um do outro aí Paulo escreveu duas cartas para  Timóteo , vejam na Bíblia ( Mostrar o visual 8)  (professor, mostre na sua Bíblia  I Timóteo e II Timóteo e leia  II Timóteo 2:3 para eles).
E você, o que sabe da Palavra de Deus? O que você acha mais importante na Palavra de Deus e o que tem aprendido com sua família? E na Igreja? E na Escola dominical? E aqui na EBC?
Timóteo  aprendeu desde pequeno muitas coisas sobre Deus com sua mãe e com sua avó, e guardou todos os ensinamentos para sua vida. Agora, Paulo fala para ele ser um bom soldado de Jesus Cristo!
E Crianças o que um bom soldado de Jesus Cristo precisa? ( Deixe eles responderem e depois ajude eles relembrando das lições anteriores da EBC)
-Ele precisa ser corajoso
-Ele precisa ser Obediente
-Ele precisa conhecer a Palavra de Deus
Muito bem...
Mas ele também precisa de armadura de Deus...
O que é armadura de Deus?
Então eu vou explicar:
(Conforme o Professor (a) falar sobre as armaduras o auxiliar da sala colocara a armadura no boneco)

1- A Armadura de Deus
Todos soldados neste mundo tem as suas armaduras, não é diferente de nos soldados cristãos, pois também temos uma roupa especial, mas precisamente uma armadura, assim como os heróis tinham seus arque inimigos; o soldado cristão tem um inimigo, que precisa combater.
Essa batalha não é guerra material, e sim espiritual. Então, como alguém pode sobreviver?
Precisamos ser "fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" (Ef 6:10) e devemos vestir "toda a armadura de Deus" (Ef 6:11,13).
Para tanto Deus nos forneceu essa roupa especial para os seus soldados , a Armadura de Deus.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; (Ef 6.11)

Sem dúvida, a armadura de Deus é uma arma espiritual poderosíssima, mas seu uso correto depende de termos um preparo bíblico. E este preparo se refere a conhecer bem cada item desta armadura, e não somente isto mas viver uma vida cristã de forma reta e justa.

Vejamos cada parte que compõe a Armadura de Deus? E para que serve?
(Conforme o Professor (a) falar sobre as armaduras o auxiliar da sala colocara a armadura no boneco)

1- O Cinturão da Verdade
O cinturão da verdade é uma arma de defesa. A verdade é Jesus Cristo (João 10:10). E é a verdade que nos justifica e nos defende perante as acusações do inimigo.
Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. (Dt 32.4)
O próprio Senhor Jesus em seu corpo já glorificado, na visão de João em Apocalipse está vestindo o cinto de ouro, que é o cinturão da verdade:
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. (Ap 1.12)

2- A Couraça da Justiça
A couraça da justiça, analogamente ao cinturão da verdade, é o revestimento da justiça de Deus em nós, como defesa em meio aos ataques e acusações do inimigo. A própria visão de Jesus dada pelo Espírito Santo a Isaías, revela o Senhor vestido com esta couraça.
Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs na cabeça o capacete da salvação; e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto. (Is 59.17)
Esta mesma couraça é composta também pela fé e pelo amor, conforme a palavra nos diz em 1 Tessalonicenses.
...Mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação. (1Ts 5.8)

3- O Calçado da pregação do Evangelho
Os apóstolos que andavam com Jesus, calçavam os pés para saírem a campo a fim de pregar o evangelho. E assim iam pregando a verdade, e as cadeias inimigas eram quebradas em cada local por onde o evangelho da verdade passava.
Chamou a si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos; e ordenou-lhes que nada tomassem para o caminho, senão somente um bordão; nem alforje, nem pão, nem dinheiro no cinto; mas que calçassem alparcas, e que não vestissem duas túnicas. (Mc 6.7-9)
É exatamente assim que Jesus também nos instrui a fazer: calçar os pés e sair a campo pregando o evangelho, para destruir as fortalezas inimigas. Deus se regozija em nós quando assim fazemos, conforme Isaías 52:7:
Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! (Is 52.7)

4- O Escudo da Fé
As setas, ou dardos inflamados do maligno, são lançadas contra nós o tempo todo. O escudo da fé é a única arma capaz de desviar estas setas. Sem a fé, não podemos nos defender dos ataques do inimigo. Fé bíblica é sinônimo de certeza de vitória em Jesus Cristo. E a fé somente é adquirida da seguinte maneira.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Rm 10.17)
Sem estar em contato permanente com a Palavra de Deus, é impossível usar esta arma tão poderosa. Lembrem-se da definição de fé, em Hebreus.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das
coisas que se não vêem. (Hb 11.1)
Davi tinha plena convicção de que os ataques do inimigo não lhe derrotaria, porque ele sabia usar o escudo da fé. A sua fé em Deus lhe fazia forte, com plena disposição de batalha. Que este exemplo fique de lição para nós.

5- O Capacete da Salvação
Ao vestirmos este capacete, estamos assumindo a nossa salvação em Jesus Cristo, ou seja, estamos convictos e obviamente sem dúvidas a respeito de que já somos salvos.
O Espírito Santo de Deus, durante sua revelação ao profeta Isaías quanto à primeira vinda de Cristo (cerca de 700 a.C.), revelou também que Cristo usava exatamente o capacete da salvação.
Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs na cabeça o capacete da salvação; e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto. (Is 59.17)
Ou seja, É Jesus Cristo quem traz a salvação ao mundo. O apóstolo Paulo novamente menciona a necessidade de usarmos o capacete da salvação em 1 Tessalonicenses 5:8:

6- A Espada do Espírito
A espada do Espírito Santo é a própria Palavra de Deus. Portanto, é uma arma de ataque fundamental. Voltando ao cenário da tentação de Jesus pelo diabo no deserto: Jesus usou da Palavra para paralisar os intentos malignos.
Em Hebreus 4:12, Deus nos descreve a eficácia de sua Palavra:
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4.12)

Conclusão

Como é importante vocês aprenderem a Palavra  para saberem como usar as armas de Deus, a falta de conhecimento na Palavra de Deus é um perigo para as nossas vidas. O próprio Senhor Deus lamentou este fato em Oséias.
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento...(Os 4.6)

Se Você não quer  que sua família, sua Igreja a sua própria vida seja destruída pelo inimigo, continue aprendendo a Palavra de Deus em casa, na Igreja, na Escola Dominical e na EBC.
Assim vocês serão um bom soldado de Jesus Cristo!

Abençoada aula em nome de Jesus!!!



Visuais:









Atividades:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!