Aqui você irá encontrar!

Historias para crianças com Fantoches!!!

E muito mais...

Assim estaremos semeando a palavra de Deus nos corações dos pequeninos!

sexta-feira, abril 13, 2012

Timóteo o bom soldado de Jesus Cristo




8° ESCOLA BÍBLICA DAS CRIANÇAS

“Sou Soldadinho de Jesus”
                                                       2 Timóteo 2:3
“Primário”
Crianças de 5 a 8 anos

Lição do dia 02 de Maio de 2012

Tema:

“Timóteo o bom soldado de Jesus Cristo”

                                                                                   2 Timóteo 2:3-5                                                                                                                                                
 Ao Professor...
 Com a Graça de Deus, hoje estaremos encerrando a 8° ESCOLA BÍBLICA DAS CRIANÇAS, Louvamos a Deus pelo seu desempenho em sua Obra como um bom soldado de Jesus Cristo! A pátria para um soldado é algo abstrato; ele precisa de símbolos para materializar sua estima por ela. Então em sinal de honra, ele presta continência para os símbolos da pátria, tais como: A Bandeira, o Brasão, o Hino e o Escudo. Nós como povo de Deus, estimamos a Pátria Celestial, zelamos ardentemente por seus símbolos que são principalmente a Igreja e a Palavra de Deus. A Palavra e a Igreja representam e materializam a Pátria Celestial. São nestas duas coisas que manifestamos geralmente nosso Civismo Celestial.

Deus continue abençoando seu ministério. 

Objetivo:

Como é importante aprender a Palavra de Deus, e conheçam todas as armas de Deus para vencer  o nosso inimigo!


Versículo para memorizar com os alunos:

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
                                                                                                                                                           1 João 5:4  

Professor (a)  Antes da aula receba os seus alunos com muita alegria, que é um prazer você poder estar ensinando a eles nesta EBC, aproveite para conversar com seus alunos, faça perguntas a eles referente as aulas ministradas anteriormente, isso é muito importante!
Inicie a aula com Oração, agradecendo a Deus por esta grande oportunidade de estarem juntos aprendendo a ser um bom soldado de Jesus Cristo e apresente os pedidos de oração feitos pelas crianças que está na caderno de oração, aproveite e coloque mais pedidos de oração das crianças.

Crescendo no conhecimento

Enquanto esteve na prisão, Paulo escreveu uma carta a Timóteo contando que em suas orações agradecia a Deus por ele ao se lembrar de tudo o que ele havia feito para ajudá-lo. Paulo também escreveu que estava muito contente porque a “fé” que Timóteo recebeu de sua avó, Lóide, e de sua mãe, Eunice, o tinha ajudado a se tornar um excelente pregador. Ele encorajou Timóteo a levar adiante a obra e permitir que o Espírito Santo enriquecesse sua vida. Recomendou a Timóteo que não se envergonhasse do evangelho e permanecesse firme àquilo que ele sabia ser correto. Paulo louvava a Deus por Timóteo e pelas pessoas que ajudaram Timóteo a se tornar o que ele era – um ótimo soldado de Deus. Nós também podemos ser um bom soldado de Deus!
Vocês querem ser soldados de Deus? (Deixe as crianças responderem)
Paulo é um homem idoso e está na prisão, mas Paulo estava preso porque pregava a palavra de Deus. E ele se sente solitário e tem saudade de seu amigo Timóteo.
Crianças quando vocês ouvirem o nome Paulo, façam com a mão o movimento de escrever. Quando ouvirem o nome Timóteo, devem dar um passo à frente como se estivessem se oferecendo voluntariamente para serem um bom soldado de Jesus. (Praticar algumas vezes antes de começar a contar a história.)
Paulo [movimento de escrever] olhou através de sua cela vazia. Era uma cela rústica, mal iluminada e sem nenhum conforto. Mas ele sorriu ao se lembrar de seu querido amigo Timóteo [dar um passo].
Eles tinham passado bastante tempo na companhia um do outro. Haviam partilhado provações e alegrias ao trabalharem juntos para Jesus, havendo se tornado bons amigos. Porém, mais do que isto, eles eram como pai e filho. Paulo [movimento de escrever] se lembrou da primeira vez em que se encontraram.
Paulo [movimento de escrever] tinha ido a Listra. Algumas pessoas ali não queriam que ele pregasse sobre Jesus. Assim, elas o arrastaram para fora da cidade e o apedrejaram. Foi nessa ocasião, que Timóteo [dar um passo], sua mãe e sua avó aprenderam sobre Jesus. Quando Paulo [movimento de escrever] foi a Listra novamente, Timóteo [dar um passo] estava pronto para ajudá-lo em seu trabalho, embora fosse apenas um adolescente. O pai de Timóteo [dar um passo] era grego. Eunice, sua mãe, e Lóide, sua avó, eram cristãs judias. Elas haviam ensinado as Escrituras a Timóteo [dar um passo] desde quando ele era criancinha.
Elas o haviam encorajado a conservar a mente e o coração puros. Foi por intermédio da orientação delas que Timóteo [dar um passo] escolheu servir a Deus. Timóteo [dar um passo] se tornou assistente de Paulo [movimento de escrever]. Eles viajavam longas distâncias enfrentando, juntos, muitas dificuldades.
Mas o amor deles por Jesus crescia mais e mais. Agora, Timóteo [dar um passo] estava trabalhando em Éfeso. Acho que vou escrever uma carta a Timóteo [dar um passo], pensou Paulo [movimento de escrever].
Ai Paulo escreve: Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. 
E o lindo desta Historia da Bíblia e que Timóteo aceitou ser um bom soldado de Jesus!
E vocês querem ser soldados de Jesus? ( Deixe as crianças responderem)

-O bom soldado de Jesus precisa ser corajoso! Vocês lembram do soldado Gideão? (Deixe as crianças responderem)
-O bom soldado de Jesus precisa ser Obediente! Vocês lembram do soldado Josué? (Deixe as crianças responderem)
-Então vocês precisam aprender a Palavra de Deus! Como Timóteo!
Aprender a Palavra de Deus em casa pelo seus pais, na Igreja, na Escola Dominical e na EBC.
Assim vocês serão um bom soldado de Jesus Cristo!
E tem uma outra coisa que vocês vão precisar muito, muito!
Vocês querem saber o que? (Deixe as crianças responderem)
Vocês vão precisar da armadura de Deus!
Agora sentem que nós vamos mostrar para vocês a armadura de Deus pra vocês:

(Conforme o Professor (a) falar sobre as armaduras o auxiliar da sala colocara a armadura no boneco.)

1- O bom soldado precisa do Cinturão da Verdade
O cinturão da verdade é uma arma de defesa. A verdade é Jesus Cristo (João 10:10). E é a verdade que nos justifica e nos defende perante as acusações do inimigo.
Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. (Dt 32.4)
Crianças o que o bom soldado de Jesus Cristo precisa? (Deixe as crianças responderem)

2- O bom soldado precisa da Couraça da Justiça
A couraça da justiça, ou cinturão da verdade, é o revestimento da justiça de Deus em nós, como defesa em meio aos ataques e acusações do inimigo. Esta mesma couraça é composta também pela fé e pelo amor, conforme a palavra nos diz em 1 Tessalonicenses.
...Mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação. (1Ts 5.8)
Crianças o que o bom soldado de Jesus Cristo precisa? (Deixe as crianças responderem)

3- O bom soldado precisa do Calçado da pregação do Evangelho
Os apóstolos que andavam com Jesus, calçavam os pés para saírem a campo a fim de pregar o evangelho. E assim iam pregando a verdade, e as cadeias inimigas eram quebradas em cada local por onde o evangelho da verdade passava.
Deus se alegra de nós quando falamos a Palavra de Deus! Isaías diz 52:7:
Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! (Is 52.7)
Crianças o que o bom soldado de Jesus Cristo precisa?

4- O bom soldado precisa do Escudo da Fé
As setas, ou dardos inflamados do maligno, são lançadas contra nós o tempo todo. O escudo da fé é a única arma capaz de desviar estas setas. Sem a fé, não podemos nos defender dos ataques do inimigo. Fé bíblica é a certeza de vitória em Jesus Cristo. E a fé ela vem em nossos corações quando ouvimos a Palavra de Deus!
Crianças o que o bom soldado de Jesus Cristo precisa? (Deixe as crianças responderem)

5- O bom soldado precisa do Capacete da Salvação
Ao vestirmos este capacete, estamos assumindo a nossa salvação em Jesus Cristo, ou seja, estamos convictos e obviamente sem dúvidas a respeito de que já somos salvos.
É Jesus Cristo quem traz a salvação ao mundo
Crianças o que o bom soldado de Jesus Cristo precisa? (Deixe as crianças responderem)

6- O bom soldado precisa da Espada do Espírito
A espada do Espírito Santo é a própria Palavra de Deus. Portanto, é uma arma de ataque fundamental. Voltando ao cenário da tentação de Jesus pelo diabo no deserto: Jesus usou da Palavra para paralisar os intentos malignos.
Crianças o que o bom soldado de Jesus Cristo precisa? (Deixe as crianças responderem)


Glórias a Deus vocês aprenderam!
Então vamos orar por aqueles que querem entregar as suas vidas para ser um bom soldado de Jesus Cristo!
(Faça o apelo para as crianças, ore com eles e louvem ao Senhor!)


Abençoada aula em nome de Jesus!!!



Atividades:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!