Aqui você irá encontrar!

Historias para crianças com Fantoches!!!

E muito mais...

Assim estaremos semeando a palavra de Deus nos corações dos pequeninos!

quarta-feira, abril 25, 2012

Dinâmicas:


8° ESCOLA BÍBLICA DAS CRIANÇAS

“Sou Soldadinho de Jesus”
                                                                                                                                2 Timóteo 2:3

1- O amor de Deus é tão grande

Que tal preparar a turminha antes de começar a aula?
As crianças as vezes chegam envergonhadas, tímidas ou mesmo o oposto: Muito agitadas!
Uma ideia!
Alongamento é sempre bom, saudável, não tem contraindicações, é bom para qualquer idade e são muitos os benefícios, alguns deles são: ativa a circulação, melhora a postura, acalma e ajuda a concentração.
Comece a reunião com um grande e caloroso alongamento, é fácil e divertido!
Cada criança tem que ter espaço suficiente, no mínimo do tamanho de seu braço, por todos os lados. Peça as crianças para abrirem os seus braços e girarem 360°, só uma vez, só para terem certeza que elas tem espaço suficiente.
Não esqueça de instruir as crianças a não forçarem, pois alongamento é para relaxar e não para sentir dor!
Agora que todos estão posicionados, vamos lá!
As frases em verde é a que o professor/educador/líder deve falar e as crianças devem repetir:

Vocês sabem quão grande é o amor de Deus por nós?
1- O amor de Deus é tão grande, mas tão grande, tão grande (enquanto fala, vai esticando os braços devagarinho e continua repetindo: tão grande, tão grande… até estar com os braços bem esticados para os lados);
2- O amor de Deus é tão grande, que me cerca pela direita (alongue seus braços para a direita até onde puder);
3- Que me cerca pela esquerda (alongue seus braços para a esquerda);
4- Que me cerca pela frente (com as mãos entrelaçadas, estique seus braços para a frente);
5- Que me cerca por trás (agora faça o mesmo, esticando os braços para trás);
6- Que me cerca por baixo (faça até onde puder, sem dobrar os joelhos: o lance é alongar! Prepare-se pois as crianças podem fazer melhor que os professores esse aqui!!!);
7- Que me cerca para cima (estique o máximo que puder, e vale ficar na ponta dos pés também);
8- Ahhh, o amor de Deus é tão grande, mas tão grande, que me cerca por todos os lados! (abra os braços para cima e dê um giro de 360°);
9- O amor de Deus é tão grande, que eu posso abraçar o meu irmão (dê um abraço no seu irmão)
Repita esse exercício quantas vezes quiser, é sempre bom fazer alongamentos e é sempre bom lembrar quão grande é o amor de Deus!
Agora a sua turminha já está bem preparada, disposta para prestar atenção, ser abençoada com a ministração e cheia de energia para todas as atividades!

2- Amigo balão

1- Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos.
2- Material: 20 Balões por equipe.
3- Desenvolvimento:
- O animador divide o grupo em equipes. Cada uma delas escolhe um representante para o concurso de "Amigo Balão". A um sinal do animador, cada equipe procura "rechear" seu candidato até que fique repleto de balões.
Dispõem de três minutos para executá-lo. Ganha a equipe que conseguir “rechear “seu representante com o maior número de balões”“. O exercício é repetido por diversas vezes.

3- Mira

Definir uma distancia razoável entre 2 pessoas e entregar para uma delas uma cesta (ou caixa) e para outra varias bolas pequenas. O objetivo é colocar o maior numero possível de bolas na cesta. A pessoa que esta segurando a cesta pode ajudar, trocando-a de lugar, quando achar conveniente.

4- Caminhando entre Obstáculos

Tema: Deus "não permitirá que sejais tentados além das vossas forças".Duração: 15min.Público: adolescentes, mínimo 4 pessoas.Material: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva deobstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As pessoas devemcaminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidadede gravar o local em que eles se encontram.As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que nãoconsigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal parainiciar a caminhada. O coordenador, com auxilio de uma ou duas pessoas,imediatamente e sem barulho, tira todos os obstáculos da sala.O coordenador insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, emseguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo ocoordenador pedirá para que todos tirem as vendas, observando que nãoexistem mais obstáculos.Discutir as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo,ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com Cristotem auxílio para vencer.Texto sugerido: I Coríntios 10:12-13.
5- Guia do cego
Tempo Estimado: 45 minutos
Modalidade: Crescimento Individual.
Objetivo: Compreender a importância dos outros no crescimento individual.
Material: Alguns lenços, bastões (pare servir de bengalas) e uma área com obstáculos, de preferência em campo aberto.
Descrição:
O coordenador venda os olhos de quatro ou mais pessoas e fornece uma bengala para cada um, enquanto os outros integrantes permanecem como observadores para tomar nota da forma como os cegos se comportam. Os cegos devem caminhar desviando-se dos obstáculos durante determinado intervalo de tempo. Após este tempo deve-se realizar alguns questionamentos para os mesmos, tais como: * Como vocês se sentiram sem poder enxergar? * Tiveram medo? Por quê? De quê? * Que acham da sorte dos cegos? Em seguida, com os mesmos ou outros cegos é substituído o bastão por um guia dentre os integrantes observadores que conduzirá o cego por onde quiser. Depois de algum tempo podem ser realizados os seguintes questionamentos: * Como vocês se sentiram nas mãos dos guias? * Tiveram confiança ou desconfiança? Por quê? * É preferível um bastão ou um guia? Por quê?
Por último, dispõe-se dois voluntários de cego, sendo que um guiará o outro. Ao final, podem-se realizar os mesmos questionamentos do passo anterior. Dentre os questionamentos finais, a todos, pode-se citar: * O que a dinâmica teve de parecido com a vida de cada um? * Além da cegueira física, vocês conhecem outros tipos de cegueira? Quais? (ira,ignorância, inveja, apatia, soberba, etc.) * Os homens tem necessidade de guias? Quem são os outros guias? (família, educadores, amigos, os exemplos, etc.) * Costumamos confiar nestes guias? O que acontece com quem não aceita o serviço de um guia? * Qual a pior cegueira: a física ou a de espírito? Por quê? O Evangelho relata várias curas de cegos (Mt 9,27-32; Lc 15, 35-43; Jo 9,1-39). Qual a semelhança que pode-se encontrar, por exemplo, entre o relato de São Lucas e a sociedade moderna? Qual a semelhança entre a cura da vista e a missão da igreja de conscientização?
6- Encontre o versículo
Material: 1 Bíblia para cada grupo, placar para anotar pontos

Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bíblia na mão.
O dirigente diz "Preparar!", estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo e depois "Fogo!".
Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta
7- Corrida do envelope

Em preparação para a atividade, escreva os versículos em fichas ou pedaços de cartolina;
cada palavra deve ser escrita em uma ficha.
Misture as fichas de um versículo e coloque-as em um envelope.
Faça um jogo do mesmo versículo para cada time de quatro crianças.
Entregue um envelope a cada time; ao sinal
de “Já”, as crianças abrem seus envelopes e colocam as fichas na ordem correta para formar o versículo.
O time que terminar primeiro, faz um ponto.
Entregue outro jogo de versículos aos times e continue a brincadeira

8- Estátua

Para essa brincadeira é bom ter mais de 5 pessoas.
Você vai precisar de um aparelho de som.Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som.
Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"!
Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas.
Quem se mexer ou rir primeiro fala um versículo e vai para o lugar do animador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!