Aqui você irá encontrar!

Historias para crianças com Fantoches!!!

E muito mais...

Assim estaremos semeando a palavra de Deus nos corações dos pequeninos!

sexta-feira, abril 13, 2012

Gideão O Soldado Corajoso!


8° ESCOLA BÍBLICA DAS CRIANÇAS

“Sou Soldadinho de Jesus”
                                                       2 Timóteo 2:3
“MATERNAL”
Crianças de 2 a 4 anos

Lição do dia 30 de Abril de 2012

Tema:

Gideão O Soldado Corajoso!
                                                                                                                                 Juízes cap. 6 e 7
Ao Professor...
Querido professor, como você tem passado? Esperamos que tenhas passado na graça de Deus. 
Vemos repetidas vezes nas Escrituras Sagradas um conselho divino: “Não temas”, ou seja, “Não tenha medo”.
O medo é descrito como escravidão (Rm 8.15), tormento (1 Jo 4.18 ), cilada (Pv 29.25). A frase “Não te espante” literalmente é “não se desespere”. Temos de ter em mente que somos filhos de Deus, e ELE luta pelos seus. Se estamos fazendo Sua Vontade, obedecendo aos seus preceitos, que força ou coisa pode nos ferir se estamos debaixo da Sombra Daquele que tudo pode (Sl 91.1)

Deus continue abençoando seu ministério. 

 Recepcione os alunos com alegria   
           
Ore com seus alunos         
                    
Cante louvores         
                                                                                          
Pergunte a eles quem  é corajoso aqui? (Deixe-os responder).Vocês conhece alguém corajoso? (Deixe-os responder). Quem tem medo? (Deixe-os responder).


Objetivo

Ser corajoso em Deus e maravilhoso! Deus nos faz vencer todas as batalha, e não devemos ter medo.


Versículo para memorizar com os alunos:

“Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” - Filipenses 4.12.

(Professor (a)  dramatize a História mudando a sua voz representando os personagens, colocamos cor no texto para facilitar a mudança da voz.)

  
Crescendo no conhecimento

Usando a caixa de Histórias

Crianças olha só que caixa bonita, correm vamos ver o que tem nela, opa!!!  aqui está escrito... Caixa de História!(Abra a caixa e tire o cartaz de dentro e mostre para as Crianças)
História de Gideão o soldado corajoso! Aaaaaa... Entendi... Hoje nós vamos aprender a História de Gideão o soldado corajoso heeeeeeee que alegriaaaaaaaaa (Faça as crianças vibrarem de alegria, conforme for contando a História mostrando os visuais que estão dentro da caixa).
(Visual 1)Crianças os israelitas sofriam muito por não obedecer a Deus, O povo de Israel desobedecia à vontade de Deus,  Aí o Senhor deixava de protegê-los contra os seus inimigos.
(Visual 2)E os midianitas  eram inimigos dos israelitas, que aproveitaram que Deus não estava mais protegendo  eles e começaram a destruir tudo o que eles tinham.
(Visual 3)- As suas casas
- Os seus gados, galinhas, ovelhas, passarinhos, gatos, cachorros, cavalos
- As suas plantações
- E batia neles também
(Visual 4)Por isso os israelitas tiveram de abrir covas e cavernas e morar nas montanhas, para  se proteger e também proteger as suas colheitas. E mesmo assim quando eles plantavam para poder ter alimento, os inimigos vinham e destruía tudo de novo, coitado dos israelitas né. Eles levavam tudo que viam pela frente, ovelhas, bois, e os animais de carga; eles eram muito mau. Acabavam com tudo deixando o povo na maior miséria e fraqueza. Vocês sabem o que o povo de israel fez?
(Visual 5)O povo de Israel começou a clamar ao Senhor quando perceberam  que não havia mais jeito, começaram então a pedir por socorro, socorro, socorro...
O povo então continuava a clamar.
(Visual 6)Certo dia Gideão, filho de Joás estava batendo trigo ele fazia isso no lagar, local onde as uvas eram espremidas para fabricação de vinho, este não era o lugar de malhar trigo, mas para esconder dos midianitas  Gideão estava lá, preparando o alimento para a sua família, podemos perceber que Gideão era corajoso, mesmo sabendo que aquele povo mau podia acha-lo ali e destruir tudo;
(Visual 7)Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e disse:
Homem valente o Senhor está com você!
(Visual 6) Gideão respondeu:
Ora, meu Senhor, se o Senhor está conosco porque acontece com o meu povo tudo isto?  Agora estamos entregues ao domínio destruidor os midianitas.
(Visual 7)Então disse o Senhor:
Com esta força que você tem, vá avante! Livre Israel do poder dos midianitas. Sou Eu quem dá a você esta missão.
(Visual 6)Gideão respondeu:
Meu Senhor quem sou eu para livrar Israel? Sou de uma família que é a mais pobre de toda tribo.
(Visual 7)Respondeu o Senhor:
Eu, Eu Sou estarei com você.
(Visual 6)Gideão pediu para Deus provar que realmente Deus era com ele, o Senhor Deus fez o que ele pediu e Gideão acreditou!
E então, Gideão reuniu um exército e partiram para o acampamento dos midianitas. Gideão estava muito contente. Ele tinha muitos homens para ajudá-lo a combater os medianitas.
(Visual 1 com mais soldados e depois vai tirando)Então, Deus disse a Gideão:
"Anuncie ao povo: Quem estiver com medo pode ir para casa agora".
(Visual 1 e tire mais um pouco de soldado)Surpreendentemente vinte e dois mil homens foram embora! Isso é um monte de gente! Mais da metade de todo o exército foi para casa. Apenas dez mil ficaram. 
Gideão ainda estava. Pelo menos eles tinham dez mil homens, certo? Não por muito tempo. O Senhor disse a Gideão que ele ainda tinha muitos homens. 
Quando eles desceram para beber água o Senhor lhe disse: "Separe os homens que bebem a água como um cão para um lado e os que ficarem de joelhos e beber com suas mãos, ponha para o outro lado." 
(Visual 1)É surpreendente, mas apenas trezentos homens se ajoelharam e beberam com suas mãos. Tudo o resto pareciam beber como cães! Deus disse a Gideão que ele só queria os trezentos homens e o resto era para ir para casa.
E agora Gideão não sabia como Deus iria ajudá-los a vencer. Havia muitos midianitas contra apenas trezentos homens, e ele se preocupou tanto que até perdeu o sono. 
(Visual 7)Mas Deus que sabe tudo, percebeu a angustia de Gideão e durante a noite o Senhor falou a Gideão: "Se você ainda está com medo, vá lá embaixo no vale com o teu servo, onde estão instalados os midianitas e ouça o que eles estão dizendo. Você vai se sentir muito melhor depois disso." 
(Visual 6)Bem escondido e com cuidado ele foi e assim que chegou lá, ouviu um deles falando com seu amigo sobre um sonho que teve. Ele estava dizendo: “Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída”. Seu amigo respondeu: "Isto deve significar a espada de Gideão, e que Deus vai ajudá-lo a nos derrotar".
Assim que Gideão ouviu isso, ele adorou a Deus e correu de volta para o acampamento. Voltou e gritou:
"Levantem-se, o Senhor nos deu o acampamento dos midianitas!" 
Ele dividiu todos os homens em três grupos e deu-lhes todas
(Visual 8) as trombetas e
(Visual 9)os frascos vazios
(Visual 10)com tochas dentro. Gideão e os homens cercaram o acampamento dos três grupos
(Visual 11)Quando Gideão começou a tocar a trombeta o resto seguiu. 
Eles tocaram as trombetas e gritou: "Pelo Senhor e por Gideão!" Em seguida, eles quebraram os jarros que estavam levando, segurando a tocha com uma mão e trompete E GRITAVAM, "Espado do Senhor e de Gideão!" 
Quando os midianitas ouviram isso, começaram a gritar e a correr. Então, quando todas as buzinas começaram a tocar novamente o Senhor fez com que os midianitas entrassem em pânico e começaram a ferir uns aos outros com suas espadas. 
Os que restaram foram capturados pelos homens de Efraim, perto do Jordão.
Então, esse foi o dia em que Deus salvou Gideão e derrotou os midianitas. Sem Deus nada disto seria possível. 

Tudo é possível para Deus, e Ele nos ensina através deste acontecimento que foi registrado na Bíblia que devemos confiar e descansar n’Ele. Quando estivermos em dificuldades lembramos que Deus nos dará vitória se fizermos como Gideão, sendo um soldado corajoso!

Abençoada aula em nome de Jesus!!!



Usar como visuais:







Atividades:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!