Aqui você irá encontrar!

Historias para crianças com Fantoches!!!

E muito mais...

Assim estaremos semeando a palavra de Deus nos corações dos pequeninos!

sexta-feira, agosto 03, 2012

Quando você nasceu


8º Congresso de Missões

Nascidos com uma missão

“Juniores”
Crianças de 9 a 11 anos

Lição  Do dia 12/08/2012
 “Quando você nasceu”
Êxodo 1.7-14

Professor(a)...

Procure ministrar com emoção, interação e ênfase na ação de Deus. Interaja com os alunos e seja um apreciador com eles dos eventos relatados na Bíblia. E leve eles a compreenderem que Deus tem uma missão especial na vida de cada um deles!

Leitura inicial: Êxodo 1.7-14.

Passaram-se muitos anos. José já havia morrido e outro Faraó (rei) governava o Egito. Esse rei ficou muito assustado com o número de pessoas do povo de Israel. Ele tinha medo que os israelitas se tornassem um povo forte. Então começou a tratá-los como escravos e fez com que todos trabalhassem muito, em trabalhos pesados e difíceis. Escravo não tem salário e sofre muito. Imagine você trabalhando como escravo!
Mas o povo de Israel continuou aumentando. Então o rei mandou matar todos os meninos que nascessem, para evitar que o povo de Israel crescesse ainda mais. Será que Deus esqueceu de Seu povo ali no Egito? Não. Vejam o que aconteceu.
Nessa época, nasceu um bebê, que teve uma história muito especial na vida do povo israelita. A mamãe do bebê o escondeu em casa por três meses para que não fosse morto pelos soldados. Após esse tempo, pegou um cesto, colocou o bebê dentro dele e o pôs na beira do rio, e o cestinho foi flutuando devagarzinho. Deve ter sido muito triste para a mamãe se separar de seu filhinho. A irmãzinha do bebê. O rio era um lugar perigoso, e a mamãe não queria que nada de ruim acontecesse ao seu filhinho.
Naquele dia, a filha de Faraó, a princesa, veio tomar banho no rio e encontrou o cesto flutuando. Ela deve ter ficado muito curiosa para saber o que havia naquele cesto. E que surpresa! Era um bebê muito lindo e ela gostou tanto que resolveu ficar com ele. Deus tinha um plano para aquela criança.
Vocês se lembram que alguém estava vigiando o bebê? Muito bem! Miriã! Nessa hora, ela chegou perto da filha de Faraó e perguntou se queira uma babá para cuidar dele.
A princesa respondeu que sim. Adivinhem quem Miriã foi buscar para ser a babá! Ela buscou a sua mamãe. Então a princesa entregou o nenê para a sua própria mãe e lhe disse: " Leve esse menino e crie-o para mim, que eu lhe pagarei pelo seu trabalho". Ela pode cuidar do nenê em sua casa sem correr nenhum perigo.
Quando o bebê cresceu, foi levado de volta à filha de Faraó. Ela o chamou de Moisés, que significa tirado das águas.

Faraó teve medo do povo israelita, que multiplicava-se e espalhava-se pelo Egito. Qual foi a ordem dada por ele para limitar a expansão do povo de Israel? Ex 1.15-16.

Como a mãe de Moisés o protegeu? Ex 2.2-3.
Quem o vigiou? Ex 2.4.
Quem viu o cesto e o que aconteceu? Ex 2.5-9.
Qual o significado do nome Moisés = "tirado das águas" - Ex 2.10.

Deus estava protegendo Seu povo (os israelitas) e a Moisés, pois tinha um plano definido para libertá-los.
Também para nós Deus tem planos específicos:

1. que sejamos salvos do mal e do pecado;
2. que sejamos santificados (isto é, separados para Ele);
3. que nos tornemos Suas testemunhas neste mundo;
4. que O glorifiquemos em nosso corpo, alma e espírito.

Moisés tentou resolver as injustiças de sua maneira (Ex 2.11.12), e precisou fugir. Ele precisava compreender que Deus agiria de forma diferente. Foi morar no deserto, em Midiã.
Lá ele ficou durante 40 anos, mas Deus o chamou para uma missão especial: Êxodo 3.1-5, 10. Isto aconteceu no monte Horebe  também chamado de Monte Sinai.
Mas Moisés tinha outros planos, e apresentou várias objeções ao seu chamado, revelando suas fraquezas:

1. Sentimento de inferioridade –
   “Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” Êx. 3:11
2. Dúvidas sobre a ação de Deus –
   "...Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz...” Êx.4:1.
3. Timidez –
   “Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde      
    que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.” Êx. 4:10
4. Preguiça –
    "...peço-te que envies outra pessoa." Êx. 4:13

Hoje, a tarefa da igreja é ser proclamadora (divulgadora) da mensagem de libertação do evangelho (boas novas). Quais os obstáculos que você coloca na sua vida para servir a Deus?
-Voce se sente inferior?
-Tem duvidas?
-Você é tímido?
-Ou você preguiçoso?

Versículo para decorar: "Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas" (Salmo 25.4)

O povo de Deus era escravo no Egito, e Moisés é chamado por Deus para ser o líder dos eventos da libertação. Êxodo (grego) = “saída”.
Observe que Moisés foi o líder, mas Deus foi o condutor de cada evento, mostrando Sua soberania sobre a história. Mesmo a oposição de faraó (o homem com maior poder na terra na época) não impediu o agir de Deus.
Moisés e seu irmão Arão dirigem-se ao Faraó, mas Faraó mostra desprezo pelo Todo-Poderoso – Êx.5.1-2. A bíblia afirma: "Diz o tolo em seu coração: Deus não existe." (Salmo 14.1).
Além de não deixar o povo hebreu ir, faraó aumentou as cargas de trabalho - Ex 5.6-8. Mas de Deus não se zomba, agora o Egito sofreria as consequências de seu líder opor-se à vontade do Senhor Todo-Poderoso. Iniciam-se as 10 pragas:

1. Águas tornam-se sangue - Ex 7.19
2. Invasão de rãs - Ex 8.5-6
3. Piolhos - Ex 8.16
4. Enxames de moscas - Ex 8.24
5. Peste sobre os animais - Ex 9.3-4
6. Úlceras - Ex 9.8-9
7. Fogo e pedras - Ex 9.22-25
8. Invasão de gafanhotos - Ex 10.12,15
9. Trevas sobre o Egito - Ex 10.21-22
10. Morte dos primogênitos - Ex 11.4-5.

Porém, em todas estas pragas Deus poupava Seu povo. Assim também Deus poupará a Sua igreja da ira vindoura - Rm 5.9. Esta ira é reservada aos ímpios - Cl 3.6.
Faraó, ao permitir que seu coração endurecesse à vontade de Deus, trouxe humilhação e morte ao seu povo. Um coração obstinado é a pior coisa que pode acontecer, pois impede de crermos no que fatalmente irá ocorrer, por força da determinação do que Deus planejou. Finalmente, o faraó aceita as evidências do agir de Deus e permite ao povo de Israel que saia do Egito - Ex 12.31-32.
Deus é soberano, e condutor da história, seus planos eternos não poderão ser frustrados!

Abençoada aula em nome de Jesus!

Visuais:





Atividades:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!