Aqui você irá encontrar!

Historias para crianças com Fantoches!!!

E muito mais...

Assim estaremos semeando a palavra de Deus nos corações dos pequeninos!

sexta-feira, agosto 03, 2012

Antes de você nascer


8º Congresso de Missões

Nascidos com uma missão

“Juniores”
Crianças de 9 a 11 anos

Lição  Do dia 11/08/2012
 Antes de você nascer
Jeremias 1:5-9

Objetivo:

Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Compreender que eles nasceram para servirem ao Senhor, e mesmo que eles sintam que são incapazes, Deus é aquele que os capacitam para realizarem a Sua Vontade! 
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; 
1. O jovem Jeremias.

Não sabemos a idade de Jeremias, quando Deus o chamou para o ministério profético. Vinte e um anos? Ou era ele um típico adolescente levítico que sonhava exercer o ministério do altar?
A Bíblia limita-se a informar que não passava ele de uma criança (Jr 1:6). O vocábulo hebraico na'ar tem ampla conotação; tanto pode significar menino, adolescente ou jovem. De qualquer forma, foi o profeta vocacionado por Deus ainda na flor de seus para que viesse a florescer serviços e frutificar devoções ao Santo de Israel.
Quero convidar a você a se apresentar Senhor da Seara, e continue em sua presença. ele precisa de seu trabalho. É o tempo de segar!

2. O chamamento de Jeremias.

Eis como o Senhor vocacionou o jovem: "Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta" (Jr 1:5).
Três coisas fez o Senhor em relação a Jeremias: conheceu-o, santificou-o e o deu às nações. O profeta ainda não existia, mas já era conhecido por Deus; ainda não estava ciente de sua missão, porém já se achava santificado para o ministério; ainda não sabia falar, aos povos como arauto.
Jeremias assusta-se; quer recuar. Sobre a reação do profeta, escreve F. B. Meyer: "Jeremias era muito jovem e tentou esquivar-se da grande missão a ele confiada. Os mais nobres sempre agem assim" (Ex 4:10). Mais adiante, conclui o erudito: "Sempre que Ele nos dá uma comissão, assume a responsabilidade da sua execução em nós  ou através de nós".

3. A incapacidade de Jeremias.

Se não sei falar, como ser mensageiro de Jeová? Como ser seu porta-voz se não tenho voz? Foi a desculpa que Jeremias apresentou ao Senhor: "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança" (Jr 1:6).
Talvez esteja você apresentando as mesmas alegações ao Senhor. ele o chamou para o ministério; você se acha incapaz. Aliás, diante dos desafios de Deus, quem se sente apto? Conforte-se nestas palavras do apóstolo Paulo: "E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" (II Co 3:4-5).

Ao jovem profeta, responde Jeová:
"7 Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. 8 Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. (Jr 1:7-8). Em seguida, o Senhor toca-lhe os lábios: "Eis que ponho as minhas palavras na tua boca" (Jr 1:9).
A partir desse momento, estava Jeremias não somente comissionado, mas plenamente capacitado por Deus a exercer o ministério. Do Senhor, recebe ele o mandato: "Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares." (Jr 1:10).
Como um jovem tão gentil e tenro poderia desempenhar semelhante missão?
Não importa; nossa capacidade vem de Deus! (Leia com atenção Atos 1:8).
Você já foi batizado no Espírito Santo? Já foi revestido do poder do alto? Vive na plenitude do Espírito? É hora de buscar a prometida unção. O evangelista Stanley Jones afirmou mui acertadamente: "a vida do cristão começa no Calvário, mas o trabalho eficiente, no Pentecostes".

4. A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS

Consciente de sua chamada, Jeremias adotou uma posição que viria a desagradar à nobreza e ao povo. mas que poderia ele fazer? Naquele momento, não havia alternativas: se agradasse aos poderosos de Judá viria a desagradar ao Todo-Poderoso de Israel.
A quem estamos agradando? Se nos fizermos amigos do mundo, teremos a Deus como opositor. Quer nos ouçam, quer nos deixem de ouvir, saberão todos que neste mundo há um povo a Igreja de Deus, cujo único compromisso é pregar o evangelho completo a toda criatura, em toda a parte (I Pe 2:9; Mc 16:15).

I PEDRO 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
MARCOS 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

CONCLUSÃO

Mesmo sob as mais duras condições, Jeremias cumpriu fielmente o seu ministério; falou a Palavra de Deus; combateu as iniquidades e conclamou a nação ao arrependimento. Em nenhum momento, recuou. Mostrou-se, em tudo, um autêntico homem de Deus.
Que o exemplo de Jeremias inspira a presente geração a ter um compromisso mais firme com a Palavra de Deus.
Oremos para que o Senhor levante crianças, adolescentes, jovens e homens como Jeremias, que não se amedrontem diante dos adversários. que não estejam preocupados com a popularidade, e sim em agradar a Cristo nosso Salvador e Senhor, que se entregou por todos nós.
Como você tem se sentido na casa de Deus? Tem se sentido útil ou acha que está ali apenas por mero acaso? Saiba que você é um escolhido de Deus; você é um eleito pelo Pai. Você não é apenas mais um na multidão. 
O Senhor o trouxe até Sua casa porque Ele tem um propósito na sua vida. Não se sinta deslocado ou inferior a outras pessoas por sua aparência, suas roupas, seu nível social, por seu poder aquisitivo; Saiba que Deus não nos escolhe por essas características, Deus não faz acepção de pessoas, e não sou eu quem diz isto, é a Palavra de Deus que fala com vocês. Ele sonda e conhece o nosso coração.
A Palavra nos confirma isso em: II Cr 19:7
“Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco, guardai-o, fazei-o; Porque não há no Senhor nosso Deus iniquidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno”.
Em outras passagens da Bíblia também temos confirmações no contexto de que o Senhor, nosso Deus não faz acepção de pessoas. Ele não conhece ninguém pela roupa de grife que usa, pela classe social, pela cor, pela raça; não são por esses métodos que Deus nos escolhe. Ele escolhe você pelo seu coração, Ele simplesmente escolhe; e aos nossos olhos não faz sentido algum, parece loucura; e a Palavra de Deus mais uma vez nos confirma isso quando diz em: I Co 1:27: 
“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”;
Você foi escolhido por Deus para levar a Palavra da salvação a todos os cantos desta terra. Deus chama todos ao arrependimento, aos que: “Ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. (Ap 3:20).
Mas você fica se questionando: Por que eu? Pra que Deus me escolheu? Saiba de uma coisa, Deus não escolheu você agora, não foi ontem e nem a duas semanas atrás; Deus já havia te escolhido antes mesmo de você nascer.
“Assim veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísse da madre, te santifiquei; Às nações te dei por profeta”. (Jeremias 1:4-5):
Mas aí você pergunta: “então serei um profeta?”. Essa resposta só quem pode te dar é Deus. Para que área específica Deus quer te usar, somente Ele te revelará, através da sua oração e sua busca. Deus tem um objetivo em sua vida, existe uma meta, um plano no coração de Deus para se realizar através de você.
“Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos”. O Senhor vai te capacitar, te enviar e te sustentar com sua destra fiel. Creiam em Deus, grandes coisas Ele tem a realizar através de você. Você é um eleito de Deus!

Abençoada aula em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!