8° ESCOLA BÍBLICA
DAS CRIANÇAS
“Sou Soldadinho de
Jesus”
2 Timóteo 2:3
1- O amor de Deus é tão grande
Que tal preparar a
turminha antes de começar a aula?
As crianças as vezes chegam
envergonhadas, tímidas ou mesmo o oposto: Muito agitadas!
Uma ideia!
Alongamento é sempre
bom, saudável, não tem contraindicações, é bom para qualquer idade e são muitos
os benefícios, alguns deles são: ativa a circulação, melhora a postura, acalma
e ajuda a concentração.
Comece a reunião com
um grande e caloroso alongamento, é fácil e divertido!
Cada criança tem que
ter espaço suficiente, no mínimo do tamanho de seu braço, por todos os lados.
Peça as crianças para abrirem os seus braços e girarem 360°, só uma vez, só
para terem certeza que elas tem espaço suficiente.
Não esqueça de
instruir as crianças a não forçarem, pois alongamento é para relaxar e não para
sentir dor!
Agora que todos estão
posicionados, vamos lá!
As frases em verde é a
que o professor/educador/líder deve falar e as crianças devem repetir:
Vocês sabem quão
grande é o amor de Deus por nós?
1- O amor de Deus é tão grande, mas tão grande, tão grande (enquanto
fala, vai esticando os braços devagarinho e continua repetindo: tão grande, tão
grande… até estar com os braços bem esticados para os lados);
2- O amor de Deus é tão grande, que me cerca pela direita (alongue
seus braços para a direita até onde puder);
3- Que me cerca pela esquerda (alongue seus braços
para a esquerda);
4- Que me cerca pela frente (com as mãos
entrelaçadas, estique seus braços para a frente);
5- Que me cerca por trás (agora faça o mesmo,
esticando os braços para trás);
6- Que me cerca por baixo (faça até onde puder, sem
dobrar os joelhos: o lance é alongar! Prepare-se pois as crianças podem fazer
melhor que os professores esse aqui!!!);
7- Que me cerca para cima (estique o máximo que puder,
e vale ficar na ponta dos pés também);
8- Ahhh, o amor de Deus é tão grande, mas tão grande, que me
cerca por todos os lados! (abra os braços para cima e dê um giro de
360°);
9- O amor de Deus é tão grande, que eu posso abraçar o meu
irmão (dê um abraço no seu irmão)
Repita esse exercício
quantas vezes quiser, é sempre bom fazer alongamentos e é sempre bom lembrar
quão grande é o amor de Deus!
Agora a sua turminha
já está bem preparada, disposta para prestar atenção, ser abençoada com a
ministração e cheia de energia para todas as atividades!
2- Amigo
balão
1- Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos.
2- Material: 20 Balões por equipe.
3- Desenvolvimento:
- O animador divide o grupo em equipes. Cada uma delas escolhe um
representante para o concurso de "Amigo Balão". A um sinal do
animador, cada equipe procura "rechear" seu candidato até que fique
repleto de balões.
Dispõem de três minutos para executá-lo. Ganha a equipe que conseguir
“rechear “seu representante com o maior número de balões”“. O exercício é
repetido por diversas vezes.
3- Mira
Definir uma distancia razoável entre 2 pessoas e entregar para uma delas
uma cesta (ou caixa) e para outra varias bolas pequenas. O objetivo é colocar o
maior numero possível de bolas na cesta. A pessoa que esta segurando a cesta
pode ajudar, trocando-a de lugar, quando achar conveniente.
4- Caminhando
entre Obstáculos
Tema: Deus "não
permitirá que sejais tentados além das vossas forças".Duração:
15min.Público: adolescentes, mínimo 4 pessoas.Material: garrafas, latas,
cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva deobstáculo, e lenços que sirvam
como vendas para os olhos.Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As
pessoas devemcaminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a
finalidadede gravar o local em que eles se encontram.As pessoas deverão colocar
as vendas nos olhos de forma que nãoconsigam ver e permanecer paradas até que
lhes seja dado um sinal parainiciar a caminhada. O coordenador, com auxilio de
uma ou duas pessoas,imediatamente e sem barulho, tira todos os obstáculos da
sala.O coordenador insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, emseguida
pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo ocoordenador pedirá para
que todos tirem as vendas, observando que nãoexistem mais obstáculos.Discutir
as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo,ressaltando porém que não
devemos temer, pois quem está com Cristotem auxílio para vencer.Texto sugerido:
I Coríntios 10:12-13.
5- Guia do cego
Tempo Estimado: 45 minutos
Modalidade: Crescimento
Individual.
Objetivo: Compreender a
importância dos outros no crescimento individual.
Material: Alguns lenços, bastões
(pare servir de bengalas) e uma área com obstáculos, de preferência em campo
aberto.
Descrição:
O coordenador venda os olhos de quatro ou mais pessoas e
fornece uma bengala para cada um, enquanto os outros integrantes permanecem
como observadores para tomar nota da forma como os cegos se comportam. Os cegos
devem caminhar desviando-se dos obstáculos durante determinado intervalo de
tempo. Após este tempo deve-se realizar alguns questionamentos para os mesmos,
tais como: * Como vocês se sentiram sem poder enxergar? * Tiveram medo? Por
quê? De quê? * Que acham da sorte dos cegos? Em seguida, com os mesmos ou
outros cegos é substituído o bastão por um guia dentre os integrantes
observadores que conduzirá o cego por onde quiser. Depois de algum tempo podem
ser realizados os seguintes questionamentos: * Como vocês se sentiram nas mãos
dos guias? * Tiveram confiança ou desconfiança? Por quê? * É preferível um
bastão ou um guia? Por quê?
Por último, dispõe-se dois voluntários de cego, sendo que
um guiará o outro. Ao final, podem-se realizar os mesmos questionamentos do
passo anterior. Dentre os questionamentos finais, a todos, pode-se citar: * O
que a dinâmica teve de parecido com a vida de cada um? * Além da cegueira
física, vocês conhecem outros tipos de cegueira? Quais? (ira,ignorância,
inveja, apatia, soberba, etc.) * Os homens tem necessidade de guias? Quem são
os outros guias? (família, educadores, amigos, os exemplos, etc.) * Costumamos
confiar nestes guias? O que acontece com quem não aceita o serviço de um guia?
* Qual a pior cegueira: a física ou a de espírito? Por quê? O Evangelho relata
várias curas de cegos (Mt 9,27-32; Lc 15, 35-43; Jo 9,1-39). Qual a semelhança
que pode-se encontrar, por exemplo, entre o relato de São Lucas e a sociedade
moderna? Qual a semelhança entre a cura da vista e a missão da igreja de
conscientização?
6- Encontre o versículo
Material: 1 Bíblia para cada
grupo, placar para anotar pontos
Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bíblia na mão.
O dirigente diz "Preparar!", estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo e depois "Fogo!".
Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta
Faça uma fila com cada um dos grupos, o primeiro da fila tem uma Bíblia na mão.
O dirigente diz "Preparar!", estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O dirigente diz "Apontar!" e um fala um versículo e depois "Fogo!".
Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta
7- Corrida
do envelope
Em preparação para a
atividade, escreva os versículos em fichas ou pedaços de cartolina;
cada palavra deve ser
escrita em uma ficha.
Misture as fichas de
um versículo e coloque-as em um envelope.
Faça um jogo do mesmo
versículo para cada time de quatro crianças.
Entregue um envelope a
cada time; ao sinal
de “Já”, as crianças
abrem seus envelopes e colocam as fichas na ordem correta para formar o
versículo.
O time que terminar
primeiro, faz um ponto.
Entregue outro jogo de
versículos aos times e continue a brincadeira
8- Estátua
Para essa brincadeira
é bom ter mais de 5 pessoas.
Você vai precisar de
um aparelho de som.Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre,
controlando o som.
Quando o mestre quiser
ele abaixa o volume e diz "estátua"!
Os jogadores devem
ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e
brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas.
Quem se mexer ou rir
primeiro fala um versículo e vai para o lugar do animador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário!